Ideação – como definir sua ideia de empreendimento

Ideação – como definir sua ideia de empreendimento

Quem está participou da Semana de Criação IRIS teve a oportunidade de ouvir e práticar um pouco sobre diversos temas da área da área de tecnologia e empreendimento. Mas se você não pôde participar das atividades, não se preocupe, aqui você confere tudo o que rolou:

O primeiro dia, segunda-feira (22/08), foi dia de iniciar no assunto, falando sobre Ideação e Modelo de Negócios, com apresença do nosso ilustre convidado Rafael Nunes.

A IDEIA: a primeira fase do negócio é definir sua ideia de empreendimento. Não existe uma fórmula exata para ter uma ideia, mas algumas técnicas podem te ajudar a pensar em algum problema para resolver:

– Faça um Brainstorming: o brainstorm é uma técnica em que você deixa o pensamento fluir e registra todas as ideias e depois seleciona a que considerar mais adequada.

– Pense em um problema da sua vida: outra técnica é pensar em algum problema ou incômodo que você tem na vida ou no dia-a-dia e prôpor uma solução.

– Pense em um problema que afeta as pessoas ao seu redor: e nao precisa se limitar somente aos seus problemas, é possível ir um pouco mais longe e pensar em problemas que afetam a sua família, seus amigos ou a sociedade ao seu redor.

– Tabela de Viabilidade: essa é uma ferramenta que complementa as outras e é muito boa para ser aplicada quando você tem mais de uma ideia e não consegue se decidir sobre qual seguir adiante. A Tabela de Viabilidade consiste em um grid onde você coloca as ideias, as possíveis soluções e a justificativa.
Exemplo: suponha-se que você quer iniciar um projeto digital

Screen Shot 2016-08-31 at 09.37.57
Uma vez que sua ideia já está definida, é hora de partir para o Modelo de Negócio. Um dos modelos de negócios mais utilizados atualmente é o Modelo Canvas.

MODELO CANVAS: o Canvas é um Modelo de Negócio que possibilita ao empreendedor mapear as informações importantes que precisam ser consideradas ao trazer a empresa para a realidade do mercado.
O canvas é mais versátil que os longos Business Plan, com dezenas de páginas, que podem não ser convenientes quando você está iniciando seu negócio em um mercado novo e ainda não tem certeza se a ideia é viável. Assim, o Modelo de Negócios pode ser uma importante ferramenta para te ajuda a ter um mapa visual do negócio e tomar as primeiras decisões.

O SEBRAE dá algumas dicas sobre como fazer um canvas: Canvas: como estruturar seu modelo de negócio.

Eles também disponibilizam uma cartilha com o passo a passo para estruturara seu modelo.

E até mesmo um aplicativo, o SEBRAE canvas que permite que você desenvolva sua idéia de negócio ou repense um modelo já existente.


Sheylla Souza

Conheça nossa página no Facebook

-->
%d bloggers like this: