Usper + Ella: Sobre Mobilidade e Segurança

Usper + Ella: Sobre Mobilidade e Segurança

O projeto do aplicativo de transporte Usper nasceu de duas ideias semelhantes surgidas durante a semana de criação da Incubadora de Talentos da ECA (IRIS): o próprio Usper, cuja proposta era oferecer caronas e melhorar a mobilidade dentro do campus e o Ella, um projeto de caronas para mulheres com motoristas do sexo feminino para que as passageiras pudessem se sentir seguras quando de sua utilização. A partir da união dos dois projetos, buscamos não apenas melhorar a mobilidade dentro do campus mas também oferecer segurança e eficiência a todos os utilizadores do aplicativo.

Sabemos que o carro é o meio de transporte mais rápido, seguro e prático para muitos universitários. Esse mesmo, porém, não é um meio de transporte tão acessível, possuindo custo alto de aquisição e manutenção sendo muitas vezes não acessível para o público universitário como um meio de locomover-se dentro do campus. O Usper surge com uma proposta de conectar motoristas que possuem vagas em seus carros com potenciais passageiros que se utilizam de outros meios de locomoção baseando-se na ideia de economia colaborativa. O aplicativo busca facilitar também a dinâmica do oferecimento de caronas na USP, sendo essa muitas vezes baseadas em grupos de Facebook e WhatsApp com pouco engajamento. Quanto à questão da segurança, o projeto busca garantir essa como a prioridade na experiência de usuário, contando não apenas com um cadastro detalhado tanto do motorista quanto do passageiro, mas também com um filtro para o público feminino que lhe permita pegar e dar carona apenas para mulheres se assim desejar. Há também a opção de avaliar motorista e passageiro, além de uma interface que permite tanto ao passageiro quanto motorista informar quando pegou a carona/passageiro e quando chegou ao seu destino.

Assim, vemos que o aplicativo busca solucionar dois principais problemas: primeiro, as dificuldades de mobilidade dentro da Cidade Universitária e segundo, a falta de segurança em se pegar caronas, ato às vezes necessário para pessoas que dependem de transporte público que muitas vezes costuma lotar em horários de pico. Também buscamos aumentar o número de pessoas por carro, fazendo assim com que a locomoção dentro do campus seja mais fácil, rápida e ecológica. O público-alvo principal concentra-se na comunidade de estudantes uspianos, porém estende-se para qualquer pessoa que acesse o campus com frequência e precise de caronas ou se disponibilize a oferecê-las.

 

uspl


Bianca Vasconcelos Martins

Conheça nossa página no Facebook

-->
%d bloggers like this: