O olho que tudo vê: identidade visual

O olho que tudo vê: identidade visual

Como atividade integrante da Semana de Workshop de Illustrator, a Incubadora propôs aos membros um concurso de identidade visual, cujo vencedor tornaria-se o logo da IRIS. Apesar da pouca experiência dos pseudo-designers, do curto período de tempo para desenvolvimento e da necessidade de conciliar esse desafio com as outras atividades  da Incubadora e da Universidade, muitas ideias interessantes foram apresentadas. A seguir, uma delas:

O logo

ILLU

 

Considerando que a Incubadora IRIS é uma entidade muito nova e ainda pouco conhecida no cenário universitário e empreendedor e não um houve um briefing ou especificação de tema para o desenvolvimento da identidade visual, a proposta de logo em questão objetiva ser contemporânea mas imediatamente reconhecível, apropriando-se de e resignificando um símbolo já existente. A criação apresenta a união das formas de um olho com a de um triângulo, remetendo ao milenar símbolo do Olho da Providência. Há a reminiscência ao conceito de pirâmide, um arquétipo arquitetônico perfeito, reproduzido e modificado pelas grandes civilizações ao longo da história. Por outro lado, a íris reproduzida, além de referenciar o nome da entidade, representa o clareamento da visão, o foco em um novo caminho ou a habilidade para enxergar além do que é comum: é o olho que tudo vê. Sendo assim, há uma convergência entre as influências herdadas do passado e as inspirações pioneiras que darão forma ao futuro, representando simbolicamente o processo criativo idealizado e desenvolvido pela Incubadora.

Conceitos-chave: foco, percepção, abertura, influência, inspiração, construção

Do ponto de vista estético concreto, o logo apresenta contornos geométricos e minimalistas em branco. Em contraste com um um gradiente circular, o logo torna-se uma espécie de selo, facilmente escalável, modificável e reproduzível. Pode ser usado como logomarca, avatar online, assinatura dos projetos desenvolvidos, ou até mesmo impresso em adesivos redondos a serem colados em todo o lugar, demarcando e remetendo à presença da entidade. Quanto as cores utilizadas, optou-se pelo violeta, uma cor já associada à entidade devido ao atual site, e que evoca reflexão e intuição. Aplicado em conjunto com um azul pastel claro, cria-se uma composição entre cores análogas, tida como harmoniosa e confortável. Além disso, para uma identificação mais completa, o logo pode ser acompanhado da tipografia “IRIS”, em fonte maiúscula, serifada e branca: tão minimalista e imediatamente impactante quanto a geometria das formas em si.

Versões alternativas

A seguir algumas versões alternativas ou anteriores da identidade visual apresentada:

Versão anterior
Versão anterior
Versão alternativa com aplicação no Facebook
Versão alternativa com aplicação no Facebook

 

 

 

 

 

 

 

 

Identidade visual desenvolvida por André Luiz, Mateus Rila e Matheus Sampaio.

Defesa por Mateus Rila


Mateus Rila

Conheça nossa página no Facebook

-->
%d bloggers like this: